top of page

ROMA - Os principais pontos turísticos da Cidade Eterna

  • Foto do escritor: Marcela Fontenelle
    Marcela Fontenelle
  • 8 de jan. de 2024
  • 9 min de leitura

Atualizado: 27 de jan.

Como não se impactar na primeira visita a Roma, afinal estamos falando de uma da cidades mais antigas do mundo e que é um verdadeiro museu a céu aberto com suas várias edificações milenares que nos impressionam. Eu já fui duas vezes a Roma e posso assegurar que se puder, irei mais, porque é uma cidade que mesmo com todo o tempo mundo, ainda é insuficiente para conhecê-la por completo.


Difícil escolher os pontos que DEVEM ser visitados nessa cidade, mas nesse post tive que selecionar os principais, eis aqui uma visão geral de cada um deles.

1 - COLISEU


Erguido no antigo Palácio de Nero e tendo seu início de construção no ano de 72 d.C. e durou apenas oito anos. Possuía capacidade de receber inicialmente 45 mil espectadores e após sua reforma até 90 mil pessoas pavimentos, que eram acomodadas em 4 pavimentos.

O local era usado para entretenimento, apresentação de gladiadores e até para simulações de batalhas navais, pois acredita-se que existia um canal de água embaixo dele que permitia encher a arena.

O Coliseu fica ao lado do Fórum Romano e Monte Palatino, parece estar sempre lotado e é impressionante não só pela importância história, mas como também por toda sua grandiosidade e beleza, não é a toa que ele é uma das 7 maravilhas do mundo.

Reserve em torno de 02h do seu dia para a visita ao Coliseu e eu aconselho um tour guiado pelo local pois assim temos uma visão melhor de como era o dia a dia ali. Lembrando também que existe a possibilidade de visitar a parte subterrânea do Coliseu, só para isso você deve adquirir um ingresso diferente. Ah e outro detalhe é que o ingresso do Coliseu já inclui o Fórum Romano e Monte Palatino.



2 - FÓRUM ROMANO E MONTE PALATINO


O Fórum Romano, localizado bem no centro de Roma foi palco de grandes conquistas da sociedade romana. O local hoje em ruínas era rodeado por edifícios públicos e servia como espaço de reuniões, sendo assim considerado o centro do poder romano.

Importante ressaltar que você irá caminhar muito para conhecer todo o Fórum Romano e recomendo muito fazer a visita com um guia para conseguir entender melhor cada cantinho do lugar.


Considerado o berço de Roma, a mais central entre as 7 colinas de Roma e existem indícios de que algumas pessoas já viviam ali em 1000 a.C.

De acordo com mitologia romana, acredita-se que foi ali que a loba Luperca abrigou e amamentou os gêmeos Rômulo e Remo quando os achou na beira do rio.

Do Monte Palatino é possível ter uma visão panorâmica do Circus Maximus, palco de diversas competições, principalmente corridas.



3 - MONUMENTO A VITTORIO EMANUELE II


Localizado ao lado do Fórum Romano ergue-se o imponente e gigante Vittoriano, monumento feito todo em mármore branco de Botticino para homenagear Vítor Emanuel II, primeiro rei da Itália unificada. Para a construção do monumento foi necessário destruir uma grande área do Monte Capitolino e por isso foi detestado desde o princípio, além também de ser demasiado branco e grande, o que destoa das demais construções ao seu redor. Gostando ou não, os italianos tiveram que se acostumar com a obra que abriga museus gratuitos, o túmulo do soldado desconhecido, além de um terraço acessado por elevador (pago), com uma vista incrível da cidade.




4 - PANTEÃO


O monumento mais bem conservado da Roma Antiga é o Panteão. Foi erguido como um templo polietísta e depois se tornou uma igreja católica. As características dessa edificação são impressionantes, só a sua cúpula possui 43mtrs de diâmetro e de altura, além de um óculo de 9mtrs de diâmetro sem nenhuma sustentação de coluna ou pilar. Foi construído por volta de 30 a.C. e reconstruído pelo imperador Adriano no ano de 126 d.C., é um dos monumentos da antiguidade romana mais imitados do mundo, toda rvestido de mármore e é onde estão os túmulos de alguns dos grandes nomes da história, como por exemplo Rafael (artista renascentista), Vittorio Emanuele II de Saboia e a rainha Margherita de Saboia. Durante muito tempo a entrada no Panteão foi gratuita, mas infelizmente agora é necessário efetuar a compra de um ingresso no valor de 13 euros, não esqueça de comprar antecipadamente! Existem tours guiados, porém caso você não queira essa opção, dentro do Panteão existem totens com fones que contam a história do lugar.



5 - FONTANA DI TREVI


Pertinho do Panteão está a mais famosa fonte do mundo: a Fontana di Trevi! São quase 26mtrs de altura e 20mtrs de altura e começou a ser idealizada em 1629 e só finalizada em 1762. O local onde está situada a Fontana di Trevi surgiu após a decisão do papa Nicolau V em 1453 de revitalizar a rede de canais com intuito de levar água límpida até Roma, trocando o Acqua Virgo pelo Acqua Vergine.

Diz a lenda que o Imperador Augustus, no ano 19 a.C, ao saber que três soldados que estavam com fome e sede encontratam uma jovem que os levou a uma fonte de água pura há 13km da cidade, criou um aqueduto de 22km para levar água da fonte até a cidade e nomeou a obra Acqua Virgo (Águas Virgens), como forma de homenagem a jovem da lenda. Foi então que no ponto final do aqueduto, em meio ao cruzamento de três ruas com formato de trevo, foi erguida a Fontana di Trevi.

Mas afinal, porque todos jogam moedas na Fontana di Trevi? O mito surgiu em 1954 com o filme "A fonte dos desejos" que dizia que se você jogar uma moeda no local, você voltará a Roma! Verdade ou não, na dúvida, já deixe sua moeda separada, fiquei de costas para a fonte e atire a moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo. Todo esse dinheiro é recolhido anualmente e destinado a obras beneficentes.

Obs.: A Fontana di Trevi está sempre lotada, caso você queira ir num horário mais vazio, vá bem cedinho, por volta das 07h no máximo. Outro detalhe muito importante é que você precisa visitá-la durante o dia e também a noite quando está iluminada, fica incrível! A atração é gratuita.




6 - CASTELO SANT'ANGELO


Construído para ser o túmulo do Imperador Adriano em 135 d.C, essa edificação de cerca de 2000 anos, mesmo passando por várias transformações estruturais e arquitetônicas ao longo dos anos, comparando a maioria dos monumentos em ruínas da época romana, parece que permaneceu intacto.

Erguido às margens do rio Tibre, o Castelo Sant'Angelo também serviu de fortaleza, prisão, residência papal e hoje é um museu.

A Ponte Sant'Angelo, toda resvestida em mármore travertino, que fica bem em frente ao castelo foi construída a mando no imperador Adriano em 136 d.C para permitir o acesso a seu túmulo a partir do centro da cidade. Obs.: as esculturas de anjos que existem hoje na ponte só foram erguidas em 1668.

Além de uma visita imperdível, a vista que se tem lá de cime é linda! Você vai gastar cerca de 01h e o valor é 14 euros. Você pode fazer a visita ao Vaticano e ao Castelo no mesmo dia, pois a Basílica de São Pedro fica a cerca de 1km de distância e no meio da caminho você passa pela Ponte Vittorio Emanuele II.



7 - PIAZZA DI SPAGNA


Um dos pontos mais visitados da capital italiana recebeu esse nome porque no séc.XVII toda essa área era de propriedade da embaixada da Espanha em Roma.

No local você encontrará a Fonte Barcaccia aos pés da Escadaria de Trinità dei Monti que é o ponto mais conhecido da praça e que foi construída entre 1723 e 1726 para interligar a Embaixada da Espanha a Igreja Trinità dei Monti que fica no alto do morro.

O local é sempre movimentado e atrai tanto turistas como moradores da cidade, e é uma excelente região para ir as compras, pois ali estão a Via Condotti, Via del Corso e Via del Balbuíno.

É ao lado da escadaria que se encontra a Babingtons, casa de chá inaugurada em 1893, super recomendo para um break porque ele servem chás e lanches deliciosos!




8 - JARDINS DA VILLA BORGHESE


Com cerca de 80 hectares, esse parque é o terceiro maior parque verde de Roma, porém é o mais importante deles.

No parque você encontrará várias atrações, restaurantes, quiosques, porém seu destaque é a Galleria Borghese, que é um museu que abriga uma das mais mais prestigiadas coleções de arte do mundo.

Como o parque é muito grande, você pode alugar bicicletas ou carrinhos de golf para percorrer cada pedacinho do lugar.

A entrada nos jardins é gratuita, porém caso você queira visitar o museu, a entrada cuta 26 euros.

Caminhando pelos Jardins da Villa Borghese você chegará a Piazza del Popolo que pode ser acessada descendo uma escadaria e de onde você tem uma vista panorâmica privilegiada da piazza.



9 - PIAZZA DEL POPOLO


Localizada ao norte de Roma essa praça reúne diversas importantes atrações num mesmo lugar e os tempos de império era a entrada da cidade. Dela saem importantes rua comerciais de Roma: a Via del Balbuino, Via del Corso e Via di Ripetta.

Na Piazza del Popolo, além das duas igrejas gêmeas Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria in Montesanto, você encontrará a Igreja Santa Maria del Popolo, Fonte da Deusa Roma, Fonte de Netuno e o Obelisco Flaminio que possui 24mtrs de altura e levado do Egito para Roma a mando do imperador Augusto em 10 a.C. Um detalhe importante é que esse obelisco data do século XVIII a.C, foi erigido no Templo do Sol e durante seus anos em Roma ele foi derrubado e depois descoberto partido em três pedaços no ano de 1587 e logo foi restaurado e erigido em 1589 no centro da Piazza del Popolo.

Por ser a entrada da cidade, a praça tinha que ter uma entrada não é mesmo? E é por isso que ali está a Porta del Popolo que foi construída em 1475 no local onde antes ficava um antigo portão romano.

A visita na praça e todas suas atrações são gratuitas!




10 - VATICANO


O menor e mais rico país do mundo está localizado dentro da cidade de Roma. O Vaticano é um dos lugares mais lindos que já visitei em toda minha vida, a riqueza de detalhes e o acervo histórico presentes nesse lugar é inexplicável.

E logo de cara já somos imapctados com a famosa escada em espiral do museu e durante o tour você vai passar pelo Pátio da Pinha onde estão além da estátua da pinha, a esfera de bronze de Pomodoro. Também irá percorrer o ala das estátuas, sala dos tapetes, a incrível sala dos mapas, desembocando então na atração mais esperada dessa visita: a Capela Sistina pintada pelo gênio Michelangelo entre os anos de 1508 e 1512 sob ordem do Papa Júlio II.

Me faltam palavras para descrever esse lugar, eu já visitei duas vezes e mesmo se for mais, não vou deixar de me impressionar. A sensação de estar ali, vendo tudo aquilo com seus próprios olhos, por si só já é indescritível e fica ainda mais incrível quando você para para observar cada detalhe dos seus afrescos que são umas das mais preciosas heranças da era renascentistas deixadas para o mundo. Lembrando que dentro da Capela Sistina não é permitido filmar, tirar foto e é preciso fazer silêncio.

Terminada a visita a capela é hora de conhecer a Basílica de São Pedro que é gigante não só pelo seu tamanho (190mtrs de comprimento e 46mtrs de altura), mas também por sua importância histórica, afinal é ali que está enterrado o apóstolo Pedro e é ela que abriga a magnifícia La Pietà de Michelangelo. Sua cúpula pode ser acessada porám você deve adquirir um ingresso diferente que dá acesso a ela, de lá você terá uma vista linda da Praça São Pedro e uma parte de Roma. Saindo da basílica você já está na Praça São Pedro.

Reserve pelo menos 04h para visistar todos os pontos do Vaticano com calma e lembre-se de adquirir os ingressos com antecedência, existem várias opções a partir de 31 euros. Não permitido entrar no Vaticano com shorts e saias acima do joelho e as blusas não podem ser decotadas e sem mangas.





Mapa das dez atrações citadas no post:



Algumas dicas para sua primeira visita a Roma:
  • Use um tênis confortável, você irá caminhar bastante

  • Em Roma existem várias fontes onde você pode abastecer sua garrafinha de água sem pagar nada

  • Caso você não tenha familiaridade com a língua italiana ou inglesa, contrate um guia que fala português, faz um diferença enorme, principalemente nos locais onde estão em ruínas

  • Para chegar a ciadada do aeroporto de Fiumicino, além de táxi/uber, voucê pode pgar um trem que sai do próprio aeroporto com destino a estação Roma Termini

  • Quando for fazer uma refeição rápida tipo lanche em algum café ou restaurante, verifique se existem valores diferentes para comer em pé e sentar na mesa, é bem comum isso por lá

  • Cuidado com as pessoas que chegam querendo te mostrar uma pulseira e já colocando no seu braço, ele dizem que não custa nada mas no fim acabam fazendo você dar algum dinheiro

  • Fique sempre atento aos "pick pockets", tem muitos por lá

  • Não deixe de apreciar a cidade a noite, ela fica um espetáculo iluminada


Sites oficiais para compra dos ingressos das atrações:








1 Comment


lolodeferias
Jan 31, 2024

Itália e demais!! Voltaria todo ano!!

Like

© 2023 por Marcela Fontenelle. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page